13.06Os Círculos de Construção de Paz são uma metodologia estruturada de facilitação do diálogo, que pode ser aplicada também como metodologia restaurativa. A proposta se origina dos ensinamentos das tribos indígenas da América do Norte, que costumavam se reunir ao redor do fogo para resolver seus problemas.
Autoconhecimento, empatia e resolução de conflitos são as propostas dos Círculos de Construção de Paz. A iniciativa está sendo desenvolvida no CEAT com profissionais e alunos. Nesta semana, os professores das Séries Finais e do Ensino Médio da Unidade Lajeado participaram de um momento de formação mediado pelo promotor de Justiça Dr. Sérgio Diefenbach. Nos próximos dias, a dinâmica será realizada com a 9ª série. A ação integra o programa de preparação para a tradicional viagem das turmas que acontecerá em julho. 
Antes de o projeto começar a ser realizado no colégio, aconteceu a formação para facilitadores, realizada em maio, em Encantado. Participaram do evento o diretor geral, Rodrigo Ulrich, o diretor da Unidade Região Alta, Germano Hickmann, a vice-diretora e coordenadora pedagógica geral, Rosângela Maciel, e a orientadora educacional, Laura Elter.
Os Círculos de Construção de Paz integram as ações do CEAT em prol do desenvolvimento das competências socioemocionais. A vice-diretora destaca que “o processo está baseado em etapas que se constituem através de perguntas norteadoras, oportunizando a fala e escuta qualificada a todos os participantes para que contem suas verdades e histórias de forma respeitosa. Quando ouvimos histórias nos conectamos emocionalmente com o outro. Desenvolvendo uma escuta empática, o participante gera antes de uma avaliação do outro, a identificação com o outro. Essa é uma prática que temos vivenciado nas assembleias, realizadas mensalmente nas turmas de 5ª e 6ª séries com a orientação educacional e o professor coordenador de turma”. 
Ações relativas às competências socioemocionais são desenvolvidas de modo transversal no currículo escolar, sendo vivenciadas em todos os níveis e séries da Educação Básica. As iniciativas abrangem diversos projetos de socialização desenvolvidos ao longo da Educação Infantil, as reflexões propostas a partir das leituras, atividades culturais, meditações, ações sociais.
“Incorporar a metodologia dos Círculos de Construção de Paz às nossas ações junto à comunidade escolar, à luz do Projeto Pedagógico do CEAT, é um importante passo institucional com vistas à qualificação permanente das relações entre estudantes, professores e pais integrantes desse grande coletivo que é o nosso CEAT”, enfatiza o diretor geral Rodrigo Ulrich. “As vivências que temos experimentado com a metodologia, a partir, também, do diálogo com o Dr. Diefenbach, têm se apresentado com importante expectativa em ações para além do trabalho com os estudantes”, complementa.

Duas equipes de basquete da parceria CEAT/BIRA se destacaram no Sul Brasileiro de Clubes. Na última semana, em Caxias do Sul, o Univates/CEAT/BIRA, categoria sub 13, ficou em 3º lugar. Já o Docile/CEAT/BIRA, sub 17, jogou no domingo, em Jaraguá do Sul (SC), onde ficou com a 4ª colocação.

As categorias de base do CEAT/BIRA, tanto Basquete quanto Voleibol, contam com a parceria da Prefeitura Municipal de Lajeado. São patrocinadores a Univates, Docile e Fruki. São apoiadores a Pizzaria Chef Leon, Grupo Scapini, Unimed, Vidraçaria Lajeadense, Kikão Lanches, Lojas Dullius, Fisioterapeuta Felipe Graziola, Padaria Suíça, Elux Engenharia Elétrica, Restaurante Prâmios, Restaurante Henicka, Restaurante Tombado, Restaurante Bom Gosto, Restaurante Guth, Restaurante Q’Delícia, Capricho de comida, Beef Haus, Farol Lanches, Restaurante Bifão e Restaurante Moenda.

31.05EstadualA aluna da 9ª série do CEAT Lajeado, Cindy Träsel, conquistou o 1º lugar na etapa estadual do Concurso de Leitura em Língua Alemã – Vorlesenwettbewerb. O evento reuniu estudantes de todo o Rio Grande do Sul na sexta-feira, dia 31 de maio, no Instituto Goethe, em Porto Alegre. Cindy participou na categoria Ensino Fundamental A2 mDE. A professora Roseli Kussler acompanhou a aluna no concurso.
A vaga para o estadual foi conquistada no dia 10 de maio, na fase regional, realizada em Colinas. Ao todo, 15 alunos de ambas as unidades do CEAT participaram do Concurso.

30.05EstadoConferenciaO aluno da 2ª série do Ensino Médio do CEAT João Guilherme Manini Remonti representou Lajeado na X Conferência Estadual da Criança e do Adolescente. O professor Régis Casarin acompanhou o estudante no evento, realizado na PUC, em Porto Alegre, de 21 a 23 de maio.
“Creio que a atividade foi muito produtiva, pois houve inúmeras trocas de experiências sobre as diferentes realidades existentes em nosso Estado, permitindo o debate e a eleição de propostas na tentativa de amenizar os problemas existentes. Reitero que conferências como essas são de suma importância, pois desenvolvem o protagonismo e dão voz à criança e ao adolescente, que muitas vezes são excluídos do ambiente de discussão”, relata o aluno, eleito como suplente para a fase nacional dos debates.
João Guilherme foi eleito o representante de Lajeado em outubro de 2018, durante a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Ao todo, cinco alunos do CEAT participaram da etapa municipal.

Subcategorias

Tecnologia - Toshyro.net