Blog Educação Infantil

“Em todo homem há uma criança que deseja brincar....” (Nietzsche).

O brincar oferece a oportunidade se expressar, de compartilhar, de descobrir, de viajar a outros mundos e de reencantar a vida!

Pensando na importância do brincar e nas ricas aprendizagens que as brincadeiras proporcionam, a Turma da Natureza e a Turma dos 18 Amigos (Nível 5 A e B) se envolveram com a história “Saco de Brinquedos”, de Carlos Urbim.
Inspiradas pela narrativa, as crianças e as famílias foram convidadas a fazerem um passeio pelo mundo da poesia, resgatando e confeccionando alguns brinquedos da infância do papai, da mamãe, da vovó e do vovô. O resultado foram brinquedos e brincadeiras que instigam a imaginação, como peteca, trem, bola, cinco marias, barco de papel, pipa, balão de São João, boneca de pano, cavalinho de pau e a tambor de lata.
A cada brinquedo apresentado, uma brincadeira começava.... e, quando começava, era tudo de bom! Bom de olhar, de ouvir, sentir, conhecer e aprender!
O trabalho foi orientado pelas professoras Ana Paula Tessmann e Deise Ana Marchetti.
081.1081.2

O sol brilhando em uma tarde fria de outono nos convida a...
Comer bergamota!!!
Os alunos da Turma do Arco- Íris, acompanhados pela professora Camila Sauter e pela auxiliar Jéssica Cornelli, se deliciaram com a fruta mais desejada da estação nesta tarde de quarta-feira.
Sentados na grama, aproveitando o gostoso calor do sol, todos descascaram sua bergamota e saborearam a fruta com tranquilidade. Um momento super gostoso de trocas e muita integração!
080.1
080.2080.3080.4

A arte de contar histórias é um ato milenar que reúne pessoas em torno de mensagens, conhecimento e informação desde o tempo onde apenas a oralidade era possível. As histórias aproximam pessoas, desvendam mistérios, compartilham aventuras, medos, angústias e finais felizes. Quando nos reunimos em torno de uma história e de seu narrador, compartilhamos sentimentos, nos tornamos sensíveis aos sonhos alheios e dividimos não apenas um espaço, mas as imagens, os pensamentos e as emoções. Por isso a Turma da Música (Nível 3 da Unidade Região Alta), junto com a professora Elisangela de Quadros Steglich, vem aquecendo suas tardes com muitas histórias. Então, era uma vez…
079.1
079.2079.3079.4

"E, se a gente juntasse as pequenas alegrias, seríamos felizes todos os dias...".
As famílias da Turma da Alegria da professora Anelise Schwingel (Nível 5 A) se envolveram em uma proposta muito especial: dar uma paradinha e refletir com os filhos sobre quais são as pequenas coisas da vida que realmente importam e deixam todos felizes.
Na aula, cada criança apresentou para turma as doze alegrias da família. O resultado também foi exposto para todos explorarem. A atividade foi baseada na história “Doze coisinhas à toa que nos deixam felizes” e na música “Pequenas alegrias”.

078.1

O contato com línguas estrangeiras faz parte das atividades propostas pelo CEAT aos alunos desde a Educação Infantil. Recentemente, as turmas do Nível 5 estiveram na Biblioteca para explorar o livro “Katie Grows a Bean Plant”. A história está sendo trabalhada nas aulas da professora Raquel Arenhart .

077.1

Tecnologia - Toshyro.net